O espírito de Judas

Judas é um personagem um tanto obscuro, mas o peso maior em suas atitudes era do que estava dentro dele...de seu caráter!

   Quando a bíblia fala em espirito, pode-se entender de varias maneiras: O espírito propriamente dito vem da palavra hebraica נשמא (Nishma) correspondente ao fôlego de vida dado por Deus aos homens; outra palavra comumente traduzida por espírito é שפל  (Shaphal) que indica uma condição espiritual de humildade...
    De uma forma bem simplificada, a palavra espirito é também identificada com o caráter da pessoa, se seu espirito é um bom espirito, isso significa que ela tem um bom caráter, e assim por diante.

   Muitos gostam de colocar a culpa do carater de Judas no diabo...simplesmente por este ser o agente da maldição que tornaria Judas em um homem desesperançado, porém não é exatamente isso que aconteceu!
   Vemos pela tragetória de Judas que ele era um homem comprometido com suas convicções, pertencia ao grupo dos Zelotes, que era um grupo religioso ortodoxo que acreditava no surgimento do messias como o advento de uma nova era politica e religiosa para o povo judeu, defendiam o orgulho da nação contra os tiranos romanos e o faziam isso de forma bem violenta. Barrabás era também um deles e o motivo de ele ser colocado junto com Jesus por Pilatos foi uma forma de tentar convencer a população de que Jesus era uma "melhor opção" do que um causador de revoltas e assassino como o Zelote Barrabás. Sabemos que isso não funcionou!
    Judas viveu três anos de sua vida tendo experiencias ao lado dos outros discipulos e do proprio Senhor Jesus, porém isso não foi suficiente para que ele entendesse que o proposito do messias não era de insurgir uma revolta contra os romanos, mas trazer o Reino espiritual de Deus para o homem...e isso perdura até hoje. Judas não foi capaz de compreeender isso porque seu caráter não o permitia. Seu pensamento era sanguinário, mesquinho e egoísta...talvez um de seus maiores objetivos em estar ao lado de Jesus fosse o da auto promoção, acredito profundamente que seu pensamento não era outro, se não o de obter vantagens por estar ao lado do Messias em sua "revolta triunfal contra Roma"...que bobagem!
     O pior é vermos que este "espirito" ainda assombra a humanidade, ainda encontramos muitos "Judas" por ai...traindo, querendo tirar vantagem do próximo e ainda os que querem se auto promover por suas ações covardes!
     Que o Senhor nos livre desse "espirito"! Que o Senhor nos livre dos "Judas" de hoje!
Retirado do blog: http://prrodrigocallo.blogspot.com.br/2012/04/o-espirito-de-judas.html#more
Pr Rodrigo Calló.
Resolvi postar, pois creio que vai ajudar muitos. Deus abençõe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprendemos!

Aprendendo a cada dia! Momentos de fé e reflexão!

Engana sim! Mas engana a você mesmo!